Colheita

A cana-de-açúcar utilizada na produção é plantada no Sítio Morro da Forquilha, em Santa Bárbara – MG. A análise do solo, a seleção da variedade da cana e a colheita, obedecem critérios rigorosos na busca da melhoria do produto. Seu plantio é feito de maneira ecologicamente correta e sem o uso de agrotóxicos. A cana colhida manualmente, sem queimadas, passa por rigorosa seleção e limpeza.


Moagem

Acontece num intervalo de no máximo 24 horas após a colheita. O caldo é coado e decantado para a eliminação de sujidades e bagacílhos. Em seguida é feito a correção do teor de Brix para ser enviado ao processo de fermentação.


Fermentação

É realizada com nutrientes naturais, sem nenhum aditivo químico, comprovando um processo absolutamente sustentável.


Destilação

É feita em alambique de cobre, para garantir sua qualidade. As primeiras e as últimas partes da destilação, conhecidas respectivamente como "cabeça" e "cauda", são eliminadas. Na destilação é aproveitada apenas o coração, a parte mais nobre da cachaça.


Armazenagem / Envelhecimento

Processo que aprimora a qualidade sensorial das bebidas nobres. A armazenagem é feito, por 1 ano em tonéis de Jequitibá – na variedade Cristal – por mais 1 ano em tonéis de Carvalho – na variedade Topázio.
Em 2018 teremos o processo de envelhecimento com a variedade Rubi, ficando 3 anos no carvalho.
Esse Processo de armazenagem e envelhecimento em madeira tem características que facilitam a oxidação pelas trocas gasosas entre o interior e exterior, através dos poros de madeira, e consiste numa série de reações químicas ocorrida nos componentes secundários da cachaça.
As características especiais que a cachaça adquire com o processo são criadas, principalmente, pela formação dos ésteres que ocorre de maneira lenta e contínua.


Filtração

Consiste na passagem do destilado obtido, após sua destilação, por filtros ou membranas, com o objetivo de eliminar possíveis impurezas, dando ao destilado maior limpidez, transparência e brilho, ao corrigir possíveis defeitos como elevado teor de cobre.


Padronização

As Cachaças Capim Cheiroso seguem a um padrão uniforme para a bebida produzida durante toda a safra.
O seu Padrão de Identidade e Qualidade – PIQ, atende ao paladar dos mais exigentes degustadores da bebida.


Envase e rotulagem

O envase consiste no acondicionamento do produto em garrafas de vidro por envasadoras de material asséptico. Toda a estrutura deste setor atende a um rigoroso padrão de qualidade.
O rótulo atende à legislação vigente específica. Possui identificação de número de lote de forma a contribuir para a rastreabilidade de cada produto.